sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Vieiras grelhadas com creme de ervilhas e crispy de presunto

A sexta chegou e vim contar qual a boa do fim de semana! Domingo é o último dia para aproveitar o Tapas Week, que divulga os famosos aperitivos da cozinha espanhola. O evento, que está sendo promovido pelo Escritório de Turismo da Embaixada da Espanha, já passou pelo Rio de Janeiro em julho e chegou no começo deste mês em São Paulo, onde conta com quatorze restaurantes.
O chef espanhol Oscar Bosch, do Fishbar, situado no Jardins, compartilha uma receita de seu menu: vieiras grelhadas com creme de ervilhas e crispy de presunto. À primeira vista, parece uma receita muito elaborada e difícil. No entanto, o que você vai perceber é que ela é um pouco trabalhosa, sim, mas fácil de preparar, não tem segredo. Então que tal ousar no cardápio e apostar no gostinho do mediterrâneo?
Ingredientes
Jamón (a gosto)
80g de bacon cortado em cubos pequenos
300g de cebola em brunoise
400ml de caldo de frango caseiro
500ml de creme de leite fresco
200g de ervilha congelada
Vieiras grelhadas (a gosto)
Modo de preparo
Antes de tudo, fatie o jamón (presunto cru) bem fino, coloque num forno baixo (100ºC) e deixe dourar e secar, como torresmo.
Numa panela, doure os cubos de bacon até soltarem gordura (não é preciso óleo). Coloque a cebola, um pouco de azeite e deixe dourar bem. Adicione o caldo de frango e deixe reduzir até a metade. Acrescente o creme de leite fresco e deixe a mistura novamente reduzir até a metade.
Após este processo, coloque a ervilha congelada e deixe ferver por cerca de 15 minutos. Enquanto isso, grelhe numa chapa as vieiras temperadas com sal e pimenta.
Bata o creme de ervilha no liquidificador, coe e sirva em um prato de sopa. Acrescente os acompanhamentos: vieiras e crocantes de jamón.
Rendimento: 4 porções.