sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Mini-hambúrgueres




Esta receita veio direto do túnel do tempo, mas pude comprovar, pela primeira vez como cozinheira, que funciona para a correria atual: é fácil de preparar, não demora muito no forno e cai bem no jantar. Na falta de um nome oficial para os bolinhos feitos há anos por minha mãe, resolvi chamá-los de mini-hambúrgueres – versão mais formal e chique (embora menos simpática) de “hamburguinhos”, o nome carinhoso e antigo que lhes demos na intimidade. Depois de tirá-los do forno, tenho que dizer que passaram com boa nota no meu teste (afinal, fazia tempo que eu não comia) e no teste do marido, que os recebeu como novidade e com entusiasmo! A receita da minha mãe vai abaixo e serve bem duas pessoas. Segui à risca as instruções, como boa menina – exceto pelo alecrim, que incluí por conta própria. Fica a dica para quem quiser. Para mim, pelo menos, foi sucesso.
Ingredientes
500 gramas de carne moída
1 cebola pequena picada
1 0vo
2 colheres de sopa de trigo
Cheiro verde a gosto
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Em um recipiente, misture bem os ingredientes. Quando estiver bem misturado, pegue pequenas quantidades e, com a ajuda de uma colher, faça “bolinhas” com cada uma delas e achate-as para ficar com um formato mais próximo de hambúrguer. Coloque as bolinhas em uma forma untada com azeite. Deixe no forno (em torno de 180ºC) por cerca de 30 minutos.