sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Bacalhau com legumes

Fizemos este bacalhau em casa há algumas semanas em um animado almoço em casa. A receita é da minha amiga Samantha, que foi a chef de cozinha naquele dia. Fui uma das ajudantes.
Fiz arroz para acompanhar e só. Só não. Teve o vinho branco também, que, numa pesquisada rápida na hora da compra, vi que tinha de ser encorpado, como o Chardonnay. Como fazia bastante calor, os meninos preferiram tomar cerveja.
Para esta receita, a Samantha gosta de usar o bacalhau do Porto em postas e já dessalgado. Neste caso, uma dica para pegar sabor é colocar o peixe em uma travessa com água e uma colher de sopa de sal por 20 minutos antes de cozinhar.
Quem prefere comprar o bacalhau salgado precisa colocar o peixe de molho no mínimo um dia antes de preparar o prato e trocar a água, que deve ser gelada, pelo menos três vezes.
Ingredientes
1 ½ kg de batata descascada e cortada em rodelas
2 cebolas médias
1 cabeça de alho
4 tomates cortados em rodelas sem semente
2 kg de bacalhau do Porto cortado em postas
300 gr de azeitonas pretas sem caroço
1 brócolis japonês pequeno
8 folhas de couve manteiga (se quiser)
azeite português à vontade
salsinha e cebolinha picadas
coentro (um pouco, só para quem gosta)
Modo de preparo
Cozinhe o bacalhau, as batatas, as cebolas, o alho e os brócolis no vapor separadamente. O bacalhau deve dar uma amolecida. Os legumes têm de ficar cozidos, mas não moles.
Depois de cozinhar o bacalhau, tire as espinhas maiores, que costumam ficar sobressaltadas (é só ir sentindo com as mãos onde elas estão) e se soltam facilmente da carne.
Se for usar a couve, forre a assadeira com as folhas. Depois, acrescente os ingredientes em camadas. Regue com azeite (pode exagerar um pouco), cubra com papel alumínio e coloque no forno por cerca de uma hora. Se preferir fazer na panela, siga os mesmos passos, mas sem cobrir com papel alumínio.