sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Papardele ao azeite e manjericão com picanha suína

Esta receita era para ser uma e virou outra porque quando cheguei em casa me dei conta de que tinha esquecido de comprar um ingrediente… Mas pode apostar: é de situações assim que surgem pratos incríveis (como este)! A ideia inicial era fazer uma massa ao molho pesto, mas a falta das nozes fez surgir o papardele ao azeite e manjericão.
Escolhi o papardele por ser uma massa leve e por isso muito boa de comer no verão – não gosto da sensação de estômago pesado no calor… Além disso,  ele absorve bem o azeite .
Para acompanhar, uma descoberta recente: picanha suína. A carne já vem temperada e é supermacia. Quem não come carne de porco pode substituir por filé mignon ou de frango que também combinam com esse molho.
Rendimento: 2 a 3 pessoas
Ingredientes
2 dentes de alho
½ xícara (chá) de manjericão fresco
1 colher (café) de sal
½ xícara (chá) de azeite
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado na hora
Pimenta-do-reino a gosto (de preferência moída na hora)
½ pacote (250g) de papardele
1 peça de picanha suína já temperada (de mais ou menos 500g)
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 200°C por cerca de 10 minutos. Coloque a carne – com a gordura virada para cima – em uma assadeira e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno e asse por 1 hora. Retire o papel-alumínio e deixe por mais 40 minutos.
Coloque cerca de 3 litros de água para ferver com um fio de azeite e um pouco de sal grosso.
Descasque e pique o alho em pedaços bem pequenos (também vale passar pelo espremedor, amassar no pilão ou triturar no processador). Acrescente o sal e misture.
Com uma faca, pique o manjericão bem fininho. Junte com a mistura de alho e sal, acrescente o azeite, o queijo e a pimenta e misture bem. Reserve.
Quando a água ferver, coloque o papardele e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem.
Escorra o macarrão e transfira para uma travessa.  Acrescente o molho, misture bem e sirva!