sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Hambúrguer de kafta

Ingredientes
Hambúrguer
1 kg de acém com gordura e sem nervos moído (ou 850g de fraldinha com 150g de gordura bovina)
2 cebolas picadas
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
1 pitada de pimenta síria (noz-moscada, canela e pimenta-do-reino) – encontra-se vendida pronta em supermercados e feiras
5 colheres (sopa) de farinha de rosca
Sal
Molho de salsinha
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
1 pitada de sal
1 colher (chá) de azeite de oliva
1 colher (café) de suco de limão
4 pães sírios (pita) – comprei do tamanho pequeno e deu muito certo com o tamanho do hambúrguer.
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes do molho de salsinha e reserve. Vale lembrar que as medidas da receita são apenas uma referência, você pode acentuar os sabores de que mais gosta, como o de limão (no meu caso).
Para os hambúrgueres, misture bem todos os ingredientes. Molde quatro – eu usei o fundo de um prato de sobremesa e retirei os excessos com uma colher. O ideal é grelhar em churrasqueira ou em chapa com muito pouca gordura por aproximadamente 7 minutos de cada lado. Como eu não tinha uma chapa, usei uma crepeira, mais fina do que pede a receita, e, por conta disso, deixei menos tempo no fogo (cerca de 5 minutos de cada lado) e ficou uma camada tostada – o que eu não acho ruim, muito pelo contrário, contrasta com a textura macia do meio do hambúrguer.
Sirva entre ao ponto e bem passado. Coloque os burgers nos pães sírios e por cima uma generosa porção do molho de salsinha. De acordo com o livro, a receita faz 4 hambúrgueres, mas a minha rendeu no mínimo 6, fica a seu critério.