sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Salada de feijão-branco com atum

Tem dias que chego em casa e não quero fazer nada na cozinha. Também acontece com vocês? Esse cotidiano corrido, com mil afazeres, dá um cansaço na gente…
É em momentos como esse que recorro à saladinha de feijão-branco com atum. Já comi essa salada no restaurante da Editora e fiz algumas adaptações, que variam de acordo com os ingredientes que tenho na geladeira ou na dispensa.
Usei um feijão já cozido que encontrei no mercado e que vem em duas embalagens de 250 gramas. É muito prático, basta abrir o envelope e usar. Mas, se você não encontrar o produto e quiser fazer a salada, deixe ½ xícara de feijão-branco de molho de um dia para o outro. Troque a água e coloque para cozinhar por cerca de 20, 30 minutos.
Obs: No dia que fiz a salada para a foto, não tinha azeitonas em casa, por isso elas não aparecem. E contem depois aqui se vocês acrescentaram outros ingredientes.
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 10 minutos
Ingredientes
250 gramas de feijão-branco
1 lata de atum (de preferência aqueles que vêm em água e não óleo)
250 gramas de tomate cereja
½ cebola roxa grande cortada em fatias finas
200 gramas de azeitona preta
Raspas da casca de ½ limão
1 colheres de chá de suco de limão
2 colheres de chá de azeite
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto
Folhas de manjericão
Modo de preparo
Tire o feijão-branco da embalagem e passe por água corrente. Deixe numa peneira escorrendo enquanto prepara os outros ingredientes.
Abra a lata de atum, escorra a água (ou óleo) e coloque o conteúdo para uma tigela. Lave os tomates e parta-os ao meio. Fatie finamente a cebola. Passe tudo para a tigela. Junte as azeitonas, que podem ser inteiras ou fatiadas, como você preferir.
Passe a casca do limão em um ralador e polvilhe sobre a salada. Acrescente o suco do limão, o azeite, a pimenta e o sal, se necessário. Por último, coloque folhas de manjericão picadas grosseiramente (se forem pequenas, pode colocá-las inteiras mesmo). Agora é só misturar tudo delicadamente.