sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Salada grega refrescante e torta de limão com merengue

Quando eu era criança meus pais me diziam que comia com os olhos. No restaurante, sempre pedia mais do que aguentava comer e a comida sobrava no prato. Hoje, preocupada com o exagero, peço apenas aquilo que realmente dou conta, mas acho que posso dizer que continuo comendo com os olhos. De outra forma, mas continuo. “Como” livros de receitas. Não resisto. As lindas fotos de gastronomia (arte, na minha opinião) me encantam. E além das belas imagens, a sua proposta me atrai.
Ali estão o caminho para um grande prazer, a descoberta de um novo prato, dicas para agradar família e amigos e reunir todo mundo em volta da mesa. Quanta coisa cabe num livro de receita, não? E foi assim que colecioná-los se tornou um hobby.
Assim, não me espantou a matéria que saiu no caderno Comida, do jornal Folha de S. Paulo: “Com 2 títulos entre os mais vendidos, livros de gastronomia ganham espaço no Brasil” . Cada vez mais pessoas compartilham comigo essa paixão.
Um dos que estava no Top 10 eu já tinha, o 30 minutos e pronto, do Jamie Oliver. A proposta em é tentadora: uma refeição completa (entrada, prato principal e sobremesa) prontos em meia hora, com todo aquele charme que só o Jamie tem. Minha receita preferida? Nenhuma (rs). Aí entramos num probleminha dessa paixão pelos livros de receita (e muitas outras obras que compro), às vezes demora para eu conseguir desfrutar, de fato, daquele recheio. A desculpa, a de quase todos para quase tudo: falta tempo…
Enfim, como compulsão é compulsão, assim que vi que na lista existia um livro que eu ainda não tinha. Corri para resolver logo esse problema e comprei o As melhores receitas do Que Marravilha!, programa do chef Claude Troisgros.
Para não deixar ninguém aqui na mão, recentemente testei uma receita do último livro do Jamie que ganhei, o Jamie Viaja…. Nele, o chef inglês reúne receitas de países como Espanha, Itália, Marrocos, Grécia e França. Delícia, né?! Como o dia estava bem quente, escolhi a refrescante e saborosa salada grega. Mas mexi um pouquinho na receita, para adequá-la ao paladar de algumas pessoas da minha família, que não são muito fãs de pepino e pimentão. Veja como ficou:
Salada grega
Rendimento: 4 pessoas
Ingredientes
1 tomate médio bem maduro
200 g de tomate-cereja maduro
1 tomate-salada
1 cebola roxa média
1 pepino (usei o japonês e só a metade dele)
1 pimentão verde (também usei metade)
1 punhado de dill (se não encontrar pode ser qualquer erva de sua preferência)
1 punhado de folhas de hortelã
1 punhado de azeitona preta sem caroço
sal
1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
3 colheres (sopa) de óleo de oliva grego extravirgem de boa qualidade (aqui pode ser qualquer bom azeite extravirgem que tiver em casa, que o Jamie não nos leia rs)
200 g de queijo feta ou de cabra, em uma só peça (como fiz duas receitas, e muita gente ia comer, piquei o queijo em cubos. Quem não achar o queijo de cabra pode usar um bom queijo branco)
1 colher (chá) de orégano seco
Obs: para mim, o “um punhado” das receitas de Jamie, é o mesmo que o famoso “a gosto”. Seu “punhado” deve variar de acordo com o que gosta.
Modo de preparo
Corte os tomates. No livro, Jamie sugere picá-los em tamanhos e formatos diferentes. Corte o tomate médio em pedaços, o tomate-cereja ao meio e o tomate-salada em rodelas grandes. Ponha todos em uma saladeira grande.
Corte a cebola em rodelas bem finas, bem finas mesmo como folhas de papel, e junte-as aos tomates.
Raspe os lados do pepino com um garfo, de maneira a deixar estrias grandes na casca, e corte-o em rodelas grossas.
Tire as sementes do pimentão, corte-o em rodelas e adicione-as à tigela junto com o pepino.
Pique o dill e a maior parte das folhas de hortelã, reservando as menores para decorar o prato. Adicione as ervas picadas à saladeira.
Esprema o punhado de azeitonas por cima, para que os líquidos temperem as verduras, e depois acrescente-as também.
Coloque uma pitada de sal, o vinagre e o azeite.
Misture tudo rapidamente com as mãos. Prove e ajuste os sabores se necessário.
Para servir coloque a peça de queijo em cima da salada. Salpique com o orégano e as folhas de hortelã reservadas. Regue com o azeite e leve a tigela para a mesa.