sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Jantar de 30 minutos do Jamie Oliver: pizza, saladas e creme com cerejas Sem tempo para gastar na cozinha? Eu também. Por isso empolga a proposta do novo livro do Jamie Oliver, 30 Minutos e Pronto (Globo Estilo), em que o chef inglês se propõe a preparar refeições completas em meia hora. Isso mesmo: entrada, prato principal e sobremesa, tudo preparado em menos…30 miutos

Tempo de preparo: 15 minutos
Ingredientes
Salada de tomate
500 g de tomates de vários tipos, como cereja, italiano e caqui, de preferência de várias cores
½ pimenta vermelha
Ramos de manjericão fresco
1 a 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
½ dente de alho
Pizza
1 ½ caneca de farinha de trigo com fermento, mais um pouco para polvilhar
½ caneca de água morna
Recheio
1 lata (400 g) de tomate pelado picado
Alguns poucos ramos de manjericão
½ dente de alho
Vinagre de vinho tinto
½ bola (de 125 g) de mussarela de búfala
Queijo parmesão, para ralar
8 fatias de salame
1 colher (chá) de sementes de erva-doce
½ pimenta vermelha
Salada de mussarela
1 ½ bola (de 125 g) de mussarela de búfala
¼ de vidro (cerca de 20 g) de pesto verde
Ramos de manjericão fresco
1 limão
Salada de rúcula
1 embalagem (100 g) de rúcula pré-lavada
½ limão
Temperos
Azeite de oliva
Azeite de oliva extravirgem
Sal marinho e pimenta-do-reino
Sobremesa de mascarpone com cerejas
2 bons punhados de gelo
300 g de cereja ou outra fruta da estação
125 g de mascarpone
50 ml de leite
1 colher (sopa) bem cheia de açúcar de confeiteiro
1 tangerina
1 colher (chá) de essência de baunilha
alguns palmiers ou outro biscoito fino
Modo de preparo
Jantar de 30 minutos do Jamie Oliver: pizza, saladas e creme com cerejas (Foto: reprodução do livro 30 Minutos e Pronto, de Jamie Oliver)
Para começar
Reúne todos os ingredientes e utensílios que vai usar. Ligue o grill no máximo (se tiver um; se não, uma opção é usar um maçarico de cozinha). Coloque sobre fogo brando uma frigideira grande (30-32 cm de diâmetro) que possa ir ao forno. Instale o batedor de lâminas no processador de alimentos.
Salada de tomate
Esmague os tomates-cereja com as mãos em uma tigela. Fatie grosseiramente os outros e coloque na tigela. Fatie bem fino a pimenta vermelha e acrescente, depois rasgue as folhas maiores do manjericão. Adicione 3 colheres (sopa) de azeite extravirgem, 1 a 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico e tempere com sal e pimenta. Rale ½ dente de alho descascado e distribua por cima as folhas menores de manjericão.
Pizza
Aumente a chama da frigideira e polvilhe uma superfície com farinha. Coloque 1 ½ caneca de farinha no processador e acrescente ½ caneca de água morna, uma pitada de sal e uma esguichada de azeite. Processe até a massa ficar lisa e passe-a para a superfície enfarinhada. Polvilhe a massa e o rolo com bastante farinha (a massa estará bem úmida, por isso não economize na farinha). Estenda a massa até formar um círculo com 1 cm de espessura. Despeje um pouco de azeite na frigideira e polvilhe novamente a massa com farinha. Com cuidado, levante um lado da massa para formar uma meia-lua, dobre esta metade ao meio e leve-a à frigideira. Desdobre a massa delicadamente, empurrando-a para as bordas. Se não tiver uma frigideira grande, divida a massa ao meio e faça duas pizzas.
Recheio
Coloque no liquidificador 1/3 do tomate enlatado, o manjericão, ½ dente de alho descascado, uma esguichada de vinagre, um pouco de azeite e uma pitada de sal. Bata até a mistura alisar. Despeje no centro da pizza e espalhe. Rasgue ½ bola de mussarela em pedaços pequenos e distribua sobre o molho. Rale uma camada de parmesão e cubra com as fatias de salame. Esmague a erva-doce no pilão e pique muito bem a pimenta antes de espalhar por cima. Coloque a frigideira sob o grill por 4 a 5 minutos, até a pizza ficar bem dourada (se não tiver um, vale tentar o truque que aprendi com meu marido: use um maçarico de cozinha para deixar o queijo derretido e dourado).
Salada de mussarela
Rasgue 1 ½ bola de mussarela em pedaços e arrume numa travessa. Coloque um pouquinho de pesto sobre cada pedaço. Polvilhe sal e pimenta e espalhe por cima folhas de manjericão. Rale a casca de limão sobre a salada e regue com um fio de azeite extravirgem. Leve à mesa.
Salada de rúcula
Abra o pacote de rúcula e coloque dentro um fio de azeite extravirgem, o suco de ½ limão, sal e pimenta. Sacuda a embalagem para temperar a rúcula, passe-a para uma tigela e leve à mesa.
Pizza
Retire a pizza do grill, transfira-a para uma tábua de madeira e espalhe por cima folhinhas de manjericão. Regue com um fio de azeite extravirgem e leve à mesa sem perda de tempo.
Sobremesa de mascarpone e cereja
Coloque um pouco de água fria numa tigela grande. Adicione o gelo e as cerejas. Coloque o mascarpone numa tigela às colheradas, junte o leite e o açúcar e misture bem. Rale a casca de tangerina por cima. Acrescente a baunilha e volte a mexer. Divida o creme entre tigelinhas, esmague as cerejas geladas e distribua sobre o creme, depois sirva com alguns biscoitos.