sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Arroz chaufa

Há três anos em São Paulo, o chef peruano Christian Báscones ainda não conseguiu se acostumar com a comida servida em restaurantes chineses do Brasil. Em sua memória, costuma falar mais alto a lembrança da culinária chinesa do Peru, conhecida como chifa, que ele come desde a infância. “Lá há um restaurante chifa em cada esquina”, diz. À nostalgia juntou-se o gosto pessoal do chef: sim, ele acha os pratos chifa mais saborosos do que os dos chineses daqui. E agora está disposto a apresentar sua versão da culinária no restaurante Chifa Wok, recém-aberto em São Paulo.
Embora tenha ares de novidade no Brasil, a comida chifa começou a surgir no Peru em meados do século 19, com a chegada de imigrantes da China. Ao longo do tempo, os chineses foram adaptando seus pratos com ingredientes peruanos e a culinária foi se tornando popular em todo o país. Abaixo, nós damos a receita de um dos pratos tradicionais servidos no Chifa Wok: o arroz chaufa, feito com camarões e outros frutos do mar. Dá para tirar do armário a panela wok ou usar uma panela tradicional mesmo (na receita, o chef sugere uma frigideira grande).
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 2 porções
Ingredientes
2 ovos
Óleo (quantidade necessária – sugestão do chef: duas colheres de sopa)
40 gramas de cebolinha picada
15 gramas de gengibre picado
1/3 de pimentão vermelho cortado em cubos pequenos
1 colher de sopa rasa de alho picado
6 camarões médios
50 gramas de lulas cortadas em anéis
50 gramas de polvo cozido e cortado em cubos pequenos ou lâminas
4 vieiras
160 gramas (4 copos americanos) de arroz cozido
10 ml de óleo de gergelim
30 ml de shoyu
Sal a gosto
Pimenta branca a gosto
5 gramas de açúcar (uma colher de chá)
Modo de preparo
Bata os ovos, tempere com sal e faça uma omelete. Corte em quadrados pequenos (de 1 a 2 centímetros) e reserve. Em um frigideira grande e bem quente (deixe em fogo alto) coloque, nesta ordem, o óleo, a parte branca da cebolinha picada (mais próxima da raiz), o gengibre, o pimentão e o alho. Mexa ligeiramente para misturar bem sem deixar que queime.
Adicione o polvo, o camarão, a lula e as vieiras previamente limpos e temperados com sal e pimenta branca. Mexa até que os frutos do mar estejam quase ao ponto. Adicione o arroz, o óleo de gergelim e o shoyu. Adicione os pedaços de omelete e misture. Finalize com o resto da cebolinha, sal e açúcar.
Dica: decore com uma concha das vieiras, cebolinha e pimentão picadinho, como sugere a foto.