sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Pesce al limone

Quando eu ouço ou leio a palavra “limone”, me vem à mente um amigo que sempre pedia uma carne com molho à base de limão em um italianinho onde costumávamos almoçar. Certa vez, de tanto ver ele insistir no prato (sim, era toda semana), resolvi imitar o pedido. E não é que era bom mesmo? Desde então, fiquei fã do azedinho gostoso de molhos do tipo. Por isso me chamou a atenção o “pesce al limone” do restaurante Buttina, de São Paulo.
O prato foi introduzido ao cardápio recentemente pela chef Filomena Chiarella, que buscou inspiração na culinária do sul da Itália. Após pesquisas, Filomena optou pelo namorado, que ela considera “firme e saboroso”. Abaixo, nós damos a receita e a boa notícia: leva só 20 minutos para fazer (incluindo o preparo do molho)!
Além do peixe, a chef ainda passou receitas de dois acompanhamentos: mousseline de mandioquinha e hortelã e uma porção de shitake e shimeji. Dá para preparar todos em uma mesma refeição — ou não! É bom avisar que as receitas servem duas pessoas. No caso da mousseline, o tempo de preparo previsto é de 50 minutos; no do shitake e shimeji, é de 5 minutos.
Pesce al limone
Ingredientes
1 filé de namorado de aproximadamente 500g
Azeite de oliva
Sal
Pimenta do reino
1 limão tahiti
Creme de limão
4 colheres de creme azedo, coalhada ou creme de leite
1 limão siciliano
Modo do preparo
Corte o filé de namorado em fatias bem grossas, tempere com suco de limão, sal e pimenta.
Coloque para fritar o peixe em frigideira antiaderente com um fio de azeite. Vire para deixar todos os lados dourados.
Aqueça o creme azedo (ou, se preferir, coalhada ou creme de leite). Sem deixar ferver, junte o suco do limão siciliano e raspas da casca. Salgue a gosto. Monte os pratos com dois filezinhos. Mande o creme de limão à parte.
Mousseline de mandioquinha
Ingredientes
500g de mandioquinha
¼ de xícara de creme de leite
¼ de xícara de leite
2 colheres de sopa (bem cheias) de manteiga
½ maço de hortelã
Modo de preparo
Descasque as mandioquinhas, corte em pedaços e cozinhe em água. Quando estiverem cozidas, passe no processador ou no passador de batata. Em uma panela, junte o purê de mandioquinha, a manteiga, o leite, o creme de leite e a hortelã picada. Salgue a gosto e misture bem.
Cogumelos
Ingredientes
100g de cogumelo shitake
100g de cogumelo shimeji
2 colheres de manteiga
Sal
Modo de preparo
Corte o shitake em tiras e desfaça os macinhos de Shimeji. Em uma panela, esquente a manteiga e coloque os cogumelos. Deixe até que eles fiquem macios. Salgue e enfeite com cebolinha cortada em rodelas.