sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Para os dias quentes: carpaccio com molho de alcaparra e azeitona

Está difícil suportar esse calor, não?! Dá uma vontade doida de correr para a praia ou passar o dia todo na piscina. Mas 2013 já começou com tudo (ainda bem!) e os dias à beira-mar ficaram para traz. Pior é que não tem jeito, a volta à rotina é sempre um pouco preguiçosa. Principalmente quando o assunto é encarar as panelas. Para falar a verdade, nos dias quentes nem tenho muita vontade de comer…
Por isso, fazer pratos muito elaborados está fora dos meus planos, pelo menos nessas semanas de colocar a casa em ordem. E é aí que entra esta receita. Além de bem fácil, ela é uma ótima pedida para o calorão. É leve, fresquinha e combina bem com uma salada caprichada.
Ainda não me atrevi a fazer carpaccio (a carne) em casa, compro pronto mesmo. Os supermercados geralmente oferecem diferentes opções. Os molhos também são vendidos prontos ou às vezes até vêm na caixinha. Mas nada como fazer o molho em casa, né?! E é bem simples de preparar. Dá uma olhada:
Ingredientes
1 caixa de carpaccio congelado – cerca de 250 g (eu sempre compro pronto, mas é possível fazer em casa)
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (se for ralado na hora, melhor! A quantidade também pode variar de acordo com o gosto de cada um)
1 e 1/2 colher (sopa) de mostarda
1 colher (sopa) de alcaparra
1 colher (sopa) de azeitonas verdes sem caroço
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) de shoyo
1/2 pimenta dedo-de-moça sem semente
1 colher (sopa) de salsinha
1 colher (sopa) de suco de limão (eu sempre gosto mais do limão siciliano, mas funciona com qualquer um)
1 dente de alho
Pimenta-do-reino moída na hora
Alcaparras e queijo parmesão ralado a gosto para decorar
Modo de preparo
Tire o carpaccio do congelador e reserve.
Coloque todos os ingredientes no microprocessador e bata até formar uma mistura homogênea, mas não muito pastosa. Não tem um microprocessador? Sem problemas! É só picar os ingredientes sólidos (alcaparras, azeitonas, pimenta dedo-de-moça, salsinha e alho) bem picadinhos e misturar aos ingredientes líquidos.
Distribua o carpaccio nos pratos. Coloque um pouco de molho sobre a carne e decore com o queijo parmesão e as alcaparras. Sirva com a salada de sua preferência.